Paul Tudor Jones: O Trader

Paul Tudor Jones é um dos traders mais bem-sucedidos da história do mercado financeiro, e é dessa forma que gosta de ser chamado, trader. Ele é conhecido por suas previsões precisas de crises financeiras e por ter fundado a Tudor Investment Corporation. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre sua vida e carreira.

 

Infância e Educação

Paul Tudor Jones nasceu em uma família rica em Memphis, Tennessee. Ele frequentou a Universidade da Virginia, onde se tornou campeão de boxe peso médio. Apesar da riqueza da família, trabalhou como escritor no jornal da família para pagar as despesas da universidade. Durante a faculdade, desenvolveu interesse por jogos mentais competitivos.

 

Início da Carreira

Após se formar em economia, Jones conseguiu um emprego na Bolsa de Algodão de Nova York. Começou como auxiliar, estudando o mercado para entender como funcionava. Descobriu que existem padrões de comportamento que podem ser explorados no trading.

 

Sucesso como Trader

Após ser demitido devido ao excesso de festas e ir trabalhar visivelmente com ressaca, conseguiu um emprego como corretor de commodities na EF Hutton. Em dois anos, ganhou mais de um milhão de dólares em corretagens. Aprendeu tudo sobre a negociação de futuros e começou a operar com sucesso em sua própria conta.

 

Lucro na Crise

Jones é conhecido por ter previsto e lucrado com a crise de 1987. Naquela época, o crescimento havia diminuído enquanto a inflação ainda estava alta. O dólar forte estava pressionando as exportações. Jones previu que haveria algum tipo de realização massiva no mercado acionário, ou seja, uma espécie de long squeeze nos próximos 10-20 meses que criaria movimentos maiores do que tudo que havia acontecido até então.

Peter Borish, economista contratado por Jones, previu que uma crise ocorreria por volta da primavera de 1988. Na segunda-feira negra (19 de outubro de 1987), quando o índice Dow Jones caiu mais de 500 pontos, ou mais de 22% em um único dia, Jones antecipou este movimento, fazendo vendas a descoberto em futuros de S&P, totalizando um lucro de de U$ 80 milhões.

Durante uma recessão financeira típica, o Federal Reserve tende a injetar dinheiro no sistema para fornecer mais liquidez. Se o Fed injetar mais dinheiro na economia, o mercado de ações tende a subir. Jones apostou que o Fed faria exatamente isso, e o mercado de ações iria subir. Dessa forma, Jones virou a mão, montado posições em ações e que elas entrariam em um movimento de recuperação ao longo dos próximos trimestres, o que se mostrou uma tese perfeita, gerando um lucro de mais de U$ 100 milhões.

 

Filosofia de Negociação

Jones é conhecido por ser um trader defensivo que se concentra em proteger seus ativos em primeiro lugar. Ele acredita em sempre ter seguro e proteções (hedge) contra cenários extremos, ou riscos de cauda, que podem ser catastróficos quando ocorrem. Ele usa o pensamento sistêmico para considerar o fluxo de capital em todo o sistema em vez de olhar para os ativos individualmente.

 

Conclusão

Paul Tudor Jones é um dos traders mais bem-sucedidos. Sua habilidade em entender e explorar padrões de comportamento humano nos mercados financeiros, juntamente com sua abordagem defensiva e foco na proteção de seus ativos, o tornaram um superstar em Wall Street. Ele não apenas previu com sucesso algumas das maiores crises financeiras do século passado, mas também lucrou com elas. Sua filosofia de investimento e estilo de negociação continuam a inspirar e influenciar traders, investidores e gestores em todo o mundo.